Assistência a pessoa com deficiência

Implantada desde maio de 2018, a Junta Reguladora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência veio para organizar o atendimento, fazendo a ponte entre as entidades e os serviços públicos de saúde. Por meio de reuniões administrativas, profissionais das secretarias municipais de Saúde, Educação e Promoção Social que compõem a equipe, analisam os casos e verificam a possibilidade de atendimento nas unidades de Poços ou a necessidade de encaminhamento para outros municípios, como Alfenas, Pouso Alegre e Varginha.

“O principal objetivo da Junta Reguladora é promover o acesso à saúde e assistência aos portadores de necessidades especiais, evitando que fiquem em situação de vazio assistencial e sem acompanhamento ou tratamento quando necessário. Todo o tratamento é realizado por equipes constantemente treinadas e altamente especializadas, em serviços da Rede SUS preparados para recebê-los”, explicou João Carlos Naldoni Júnior, regulador de Fisioterapia, coordenador do Núcleo de Programação e presidente da Junta Reguladora.

O SUS disponibiliza atendimento completo, de acordo com a seguinte distribuição: Deficiência Intelectual (inclui transtornos cognitivos) e Intervenção Precoce/Gestante de Alto Risco (Programa de Intervenção Precoce Avançada – PIPA) – APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais; Deficiência Auditiva – Referência em Pouso Alegre/Rede Municipal; Deficiência Visual – Referência em Alfenas; Deficiência Física – Rede Municipal, AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente e ADEFIP – Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas; Órteses, Próteses e Materiais – Centro de Reabilitação de Varginha.

Em 2018, a Junta Reguladora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência realizou 520 encaminhamentos

Cada serviço possui um protocolo de enquadramento específico. Os casos eventualmente não enquadrados para terapias são acolhidos pela rede regular de saúde. Nos casos de múltiplas deficiências, a Junta Reguladora observa e delibera sobre qual ou quais instituições melhor atenderão.

Fechar Menu