Alunos da PUC no Câmara em visita

Alunos dos cursos de Direito e de Administração da Puc Poços de Caldas participaram, na última semana, do projeto Câmara em Visita. Eles foram recebidos pelo vereador Lucas Arruda (Rede), que falou sobre as funções da Câmara, realização das reuniões ordinárias, fiscalização dos atos do Poder Executivo e sobre a tramitação de projetos de lei e outras proposições.

Temas como meio passe, charretes, verticalização dos bairros, ações de conscientização sobre o uso excessivo de medicamentos, distribuição de canudos plásticos e implantação de hospitais públicos veterinários foram discutidos pelos alunos. As propostas apresentadas durante as visitas serão encaminhadas ao Executivo, através de indicações.

João Marcos de Oliveira Vilas Boas, aluno do segundo período do curso de Direito, conta que uma das reivindicações apresentadas pela sua turma foi sobre a proibição do uso dos canudos plásticos. “Acho muito importante essa questão de poder reivindicar melhorias para a cidade para que os vereadores tenham uma noção do que é a real preocupação da população da cidade. A proposta que o meu grupo levou, a pedido do professor Virgílio, foi da proibição do uso de canudinhos, tendo em vista que há diversas outras cidades que já proibiram a circulação. Acredito que a visita foi muito importante. Mostrou como é uma sessão no plenário da Câmara, que muitas vezes nós não sabemos como funciona. Esse projeto é muito importante e gostaria que continuasse, levando essa aproximação da população com os vereadores”, ressalta.

A professora Maria Teresa Mariano Miguel acompanhou os alunos do curso de Administração. Para ela, essa atividade é fundamental para que os estudantes tenham consciência da necessidade de serem mais ativos e mais participativos no local onde moram. “Foi muito importante a participação dos alunos do curso de Administração da Puc. Em primeiro lugar, porque as disciplinas que sou responsável, além de Gestão Ambiental, são Gestão de Cidades e Tendências de Gestão dos Serviços Públicos Urbanos. Estive com três turmas durante a noite e para o sétimo e oitavo períodos [a visita] foi fundamental. Eles absorveram bem, participaram e já deram um retorno de que adoraram a experiência. Eles não tinham ideia da dinâmica da Câmara Municipal, uma coisa é o professor passar a teoria, a outra coisa é a prática”, afirma.

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