Portal de Notícias e Web Rádio 

A pedido da vereadora Regina Cioffi (PP), a Câmara de Poços realiza uma audiência pública para tratar do tema “Agravos ambientais no município e seu entorno”. O debate acontece na próxima quarta-feira (07), às 15h, com transmissão pelas páginas do Legislativo no Facebook e YouTube.

Segundo a parlamentar, o planeta está passando por alterações climáticas muito sérias e é preciso discutir questões que venham mudar esse cenário. “Recursos naturais importantes estão se esgotando, desastres ecológicos ameaçando o ecossistema, flora e fauna. Por isso, ter a consciência ambiental é imprescindível para a preservação do meio ambiente. A audiência pública tem como principal objetivo debater ações de forma a mitigar os efeitos negativos que presenciamos hoje, sejam químicos, físicos, biológicos e radioativos, desmatamentos, poluição das águas, lixões que contaminam os lençóis freáticos”, declara.

Ainda de acordo com a vereadora, existe uma preocupação muito grande com relação à água, não só no que se refere à qualidade, mas também à quantidade. “Todos os processos são desafiadores, mas defino a água como algo a ser considerado com muito rigor, por isso a importância da Comissão das Águas que dará continuidade ao trabalho em relação à qualidade da água em todos os aspectos, numa visão de prevenção de agravos e também com foco nas soluções. Enfim, é um momento de dialogar e abrir espaço para que o poder público e comunidade possam participar desse importante debate. Muitos dão importância ao tema somente quando acontece alguma catástrofe”, diz.

No Requerimento, a legisladora apresenta uma relação de temas que pretende abordar na audiência, entre eles: agravos à água (poluição dos rios, riachos e outros/aspectos físico, químico, biológico, radioativo); estrutura do DMA (Departamento de Meio Ambiente), condições de trabalho e de fiscalização; criação de uma Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou Agência de Saneamento, com orçamento próprio; 5. INB e o PRAD (Programa de Recuperação de Áreas Degradadas) – situação atualizada; Plano de Manejo da Serra de São Domingos.

As inscrições para uso da da palavra durante a audiência são limitadas a oito e devem ser feitas até 05 de julho, às 18h, pelo e-mail [email protected]. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas pelo WhatsApp, no número (35) 3729-3800. A participação presencial no evento se dará por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% da capacidade do plenário. Outras informações pelo telefone 3729-3845.