Portal de Notícias e Web Rádio 

Um Anteprojeto de Lei, já encaminhado ao Executivo para análise, propõe a criação de uma Agência de Desenvolvimento para o Trabalho na SEDET (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho). A proposta é de autoria da vereadora Luzia Martins (PDT) e tem como um dos objetivos promover capacitações dos desempregados para oportunidades de trabalho, seja aquelas já existentes ou mesmo as que serão oferecidas no futuro com a instalação de novas empresas em Poços.

Além da apresentação de uma Anteprojeto, a vereadora abordou o assunto em reunião na SEDET, visando ao fomento da geração de emprego e renda no município. “Deste que iniciei o mandato como vereadora, venho dialogando com a SEDET sobre possíveis mecanismos de geração de renda, inclusive uma das minhas primeiras ações foi protocolar o Anteprojeto de Lei que dispõe sobre a criação de uma Agência de Desenvolvimento para o Trabalho. Recentemente. estive com a Diva Funchal e a Naytara Novaes dialogando a respeito desta iniciativa, sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas, pensando principalmente nas pessoas que, atualmente, se encontram em situação de maior vulnerabilidade”, conta Luzia.

Outros objetivos da proposição apresentada pela vereadora são: mapear o perfil dos desempregados; relacionar o perfil de desempregados com as vagas disponíveis no mercado; preparar e encaminhar para as vagas de emprego; oferecer e oportunizar a realização de preparação, orientação e reorientação para o trabalho aos jovens e adultos desempregados; fomentar o desenvolvimento de projetos que proporcionem a emancipação econômica do indivíduo, seja pelo mercado formal ou por meio da economia solidária e economia criativa.

Ainda de acordo com o Anteprojeto, a SEDET será responsável por oferecer a preparação para o trabalho, que será gratuito para todos que, comprovadamente, se encontrem em situação de desemprego e que morem em Poços há mais de dois anos. O programa de capacitação contará com várias ações, entre elas: circuito de palestras sobre as profissões; apresentações dinâmicas sobre o mercado de trabalho, elaboração e oferecimento de cursos que propiciem o desenvolvimento da autonomia e do empreendedorismo; desenvolvimento de projeto que fomente a inserção no mercado de trabalho formal ou a economia solidária

A proposta da vereadora Luzia, após análise da Prefeitura, pode voltar à Câmara como Projeto de Lei para votação.