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Aproveitando o fim da era Messi no Barcelona, o departamento de marketing da Caldense divulgou uma postagem descontraída nas redes sociais fazendo uma “proposta” ao craque argentino, como forma de gerar engajamento com torcedores e divulgar o nome dos patrocinadores do clube. Entre Facebook, Instagram e Twitter, o material foi visto por mais de 160 mil pessoas.

A arte digital em tom humorado, ofereceu a Lionel Messi vários benefícios para o atleta vestir a camisa alviverde. Entre eles cartão de crédito Sicrediplatinum, um apartamento da BRZ, vale compras no Mart Minas, plano de saúde na Unimed, consórcio de carro Embracon, cursos no SestSenat, sucos e água de côcoTial, camisas personalizadas da Duson, produtos sustentáveis da Acqualimp, suplementação da Health Labs, curso de inglês no CNA e aulas de português no Colégio Pelicano/Sete de Setembro.

O intuito da postagem foi fazer com que o nome e os serviços oferecidos pelas empresas parceiras da Veterana chegassem a um grande número de pessoas, para fortalecer e divulgar ainda mais as marcas. E deu certo. Somente no Facebook, o nome das empresas foi repercutido entre quase 150 mil pessoas, com mais de 5.000 reações e quase 1.000 compartilhamentos. No Instagram cerca de 11 mil usuários viram a publicação e no Twitter o alcance foi de aproximadamente 2 mil internautas. O material ainda viralizou em grupos de WhatsApp e foi pauta em sites esportivos de grande veiculação.

Essa foi apenas uma das diversas postagens em que as marcas dos patrocinadores estão presentes. Em todas as artes relacionadas ao futebol profissional os nomes dos patrocinadores aparecem e são vistos por dezenas de milhares de pessoas. Como por exemplo nas postagens da escalação do time, gols da equipe e resultados dos jogos. Além de outros espaços de mídia, como camisa, cartazes e banners. Divulgações desse tipo fazem com que o público se acostume com o nome das empresas e os memorize, justamente para procurá-las e indicá-las sempre que necessário. (Renan Muniz).