Portal de Notícias e Web Rádio 

Você, alguém da sua família ou do seu círculo de amizades com certeza já recorreu a uma das unidades de saúde do SUS. Pronto atendimento na UPA, acompanhamento médico nas UBS e o socorro pelo SAMU são exemplos muito conhecidos da abrangência do Sistema Único de Saúde em nossas vidas cotidianas.

Com a pandemia, sua importância foi ainda mais evidenciada com o atendimento aos pacientes de Covid-19 e a vacinação contra o vírus, por exemplo. A eficácia do nosso Sistema de Saúde recebeu, inclusive, notoriedade internacional.

Mas você já parou para pensar que mesmo quem recebe atendimento médico apenas no sistema privado e nunca precisou de um hospital público também é usuário do SUS?

Isso porque o nosso sistema de saúde também é responsável por fiscalizar, regulamentar, qualificar e habilitar todos os Planos de Saúde Privados, trabalho exercido pela Agência Nacional de Saúde (ANS). É a ANS que define, por exemplo, quais procedimentos devem ser obrigatoriamente cobertos pelas operadoras de planos e seguros de saúde, além de apurar eventuais irregularidades cometidas pelos planos de saúde, bem como suas punições.

O SUS também está presente todas as vezes que você vai às compras em um supermercado ou leva sua família para comer fora. A ingestão de alimentos impróprios para o consumo é uma das principais formas de disseminação e contágio de doenças e, para evitá-las, nosso sistema de saúde, por meio da Vigilância Sanitária, monitora supermercados, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos onde são servidas refeições.

Até no atendimento ao seu animalzinho de estimação o SUS se faz presente! Todas as clínicas veterinárias são submetidas à fiscalização da Subvisa (Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses), que verifica o cumprimento de normas sanitárias naqueles locais. A Vigilância Sanitária de Zoonoses também é responsabilidade do Sistema Único de Saúde.

Presença ativa e tão importante no cotidiano de todos nós, o SUS não poderia deixar de estar entre as pautas mais importantes do legislativo e temos vitórias para comemorar em Poços de Caldas. Recentemente, o Prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) sancionou o Projeto de Lei que dispõe sobre o direito do idoso, das pessoas com mobilidade reduzida e das pessoas portadoras de doenças crônicas, de receber seus medicamentos de distribuição gratuita em casa.

Já conquistamos também a sanção de leis que tratam da realização do teste do pezinho ampliado pelo SUS, que amplia o teste do pezinho de seis para 53 patologias identificadas precocemente pelo exame. Antes da lei, os bebês atendidos pelo SUS não tinham acesso a melhores soluções em saúde, como esta.

Conquistas assim nos mostram que é sempre tempo – e permanentemente importante lutar pelas melhorias do nosso precioso Sistema Único de Saúde!