A importância da saúde dos rins

No último domingo, em função do Dia Mundial do Rim, a equipe da Hemodiálise da Santa Casa de Poços realizou campanha com o tema “Saúde dos Rins Para Todos”. O evento, que aconteceu durante toda a manhã no Parque Municipal Antônio Molinari, contou com várias atividades e muita conscientização.

A campanha teve o apoio da Secretaria de Esportes e dos voluntários da Hemodiálise. O  tema “Saúde dos Rins Para Todos” foi escolhido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) para a campanha do Dia do Rim 2019, comemorado na última quinta,14 de março.

Durante toda a manhã, a equipe da Hemodiálise distribuiu folders e panfletos sobre a campanha. A equipe da fisioterapia, comandada pela Dra. Vanessa Vilas Boas, realizou aula de  alongamento. Além disso, foi servido um delicioso café da manhã.

A psicóloga da Hemodiálise, Janaina Maria Remédio Salvador, uma das organizadoras do evento, destacou o sucesso da campanha, que ao final da manhã de atividades tinha levado informações importantes sobre a saúde do rim para dezenas de pessoas.

“Foi uma manhã linda de domingo. O evento aconteceu das 9h ao meio dia. Deu sol, deu calor, não choveu. O pessoal da educação física que faz trabalho na Hemodiálise esteve presente, os Amigos da Hemo também estavam lá participando das atividades. A Secretaria de Esportes emprestou a tenda, a caixa de som e conseguimos chamar todo mundo. Distribuímos folder no Parque e percebemos que despertamos a atenção de quem estava lá. As pessoas vieram procurar a equipe e tiraram dúvidas com a gente. Tivemos ainda um café da manhã com muita fartura, onde a Secretaria de Esportes nos doou frutas, nós funcionários da Hemo nos organizamos e levamos bolo, a Vera nutricionista contribuiu também com café, frutas e bolos. Então, foi muito legal, alcançamos o objetivo da atividade”, comemora Janaina.

A auxiliar administrativa da Hemodiálise, Aline Darling Rodrigues, também ficou muito satisfeita com o resultado campanha. “Achei que o evento foi um sucesso até maior do que estávamos esperando. Teve muita participação do pessoal que estava lá no parque, alguns pacientes foram. Foi interessante que, além do evento, fizemos a panfletagem e quem estava lá, mesmo quem não participou, foi orientado em relação a saúde dos rins. Acho que acrescentou muito para nossa população, já que o objetivo desse projeto é a divulgação, pois a saúde dos rins é uma coisa que não é falada e é um órgão vital, que a pessoa só vê a importância quando entra na hemodiálise”, afirma Aline.  (Rafael Santos).

Fechar Menu