Portal de Notícias e Web Rádio 

Durante reunião ordinária, na semana passada, o vereador Sílvio de Assis (PMB) apresentou uma Moção de Repúdio à Prefeitura pela falta de medicamentos na rede SUS do município. A proposição aprovada elenca uma série de remédios que, de acordo com o parlamentar, encontram-se indisponíveis, tais como Amoxicilina+clavulanato, Carbonato de Cálcio, Claritromicina, Clonazepam, Cetoconazol pomada, Codex e Paracetamol+Codeína.

Durante a sessão, o legislador falou sobre as inúmeras reclamações e dificuldades enfrentadas pelos pacientes. “São 41 medicamentos que, segundo informações, estão em falta. É preciso planejamento, porque isso não pode acontecer. Ainda mais Poços de Caldas, que sempre foi vista como referência na área da Saúde. A população tem encontrado dificuldade de acesso a esses medicamentos e, por isso, estamos cobrando uma ação efetiva, visto que a falta desses remédios traz um impacto muito negativo, além de danos e prejuízos àqueles que precisam”, ressalta.

Ainda segundo o vereador, a irregularidade no acesso aos medicamentos afeta não só a saúde dos pacientes, como também onera o próprio sistema público de Saúde. “Os pacientes podem precisar realizar novos exames e iniciar novas terapias medicamentosas, demandando mais custos no SUS. Lembrando que temos muitas doenças crônicas, que demandam um tratamento multidisciplinar de uso contínuo e requerem do SUS a estruturação da assistência farmacêutica. Espero que a situação seja regularizada o quanto antes e os pacientes voltem a encontrar esses remédios”, diz.

A Moção de Repúdio, com todas as informações e listagem de medicamentos, encontra-se disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições (Moção n. 49/2024).