Portal de Notícias e Web Rádio 

Conquistas e Lutas que fazem parte dessa história 

O nosso Sistema Único de Saúde (SUS) completou 33 anos no último dia 17. Motivo de orgulho para todos os brasileiros e com reconhecimento mundial por sua eficácia, o SUS passa pelo seu trigésimo terceiro aniversário com um histórico de lutas, vitórias e muitas conquistas.

Até 1988, quando houve a criação do Sistema Único de Saúde como conhecemos, o acesso à saúde era para poucos. Os cuidados eram responsabilidade do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps) e abrangiam apenas cerca de 45% dos brasileiros.

Isso porque, naquela época, para ter direito ao sistema de saúde era necessário ter um emprego com registro. As pessoas que trabalhavam com carteira assinada sofriam um desconto no salário, e isso era o que lhes dava acesso aos hospitais próprios do Inamps e aos conveniados.

O governo e as empresas ajudavam a financiar esse sistema. Os demais contavam com a caridade dos hospitais filantrópicos ou simplesmente não tinham assistência. Com a chegada da Constituição Federal tudo mudou: a saúde foi estabelecida como um direito de todos e um dever do Estado.

Fruto de muita luta e dedicação, as melhorias foram surgindo: o programa Saúde da Família, a instituição do Sistema Nacional de Transplantes, a criação da Anvisa, o lançamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a distribuição gratuita de remédio estão entre tantas outras vitórias do SUS.

A pandemia deixou ainda mais evidente a importância e a eficácia do SUS. Mesmo com todas as melhorias que precisam ser feitas, a existência de um sistema público de saúde evitou que o cenário fosse ainda pior, principalmente para as classes mais baixas da sociedade.

Nos Estados Unidos, por exemplo, pacientes que precisam tratar casos de Covid-19.precisam desembolsar fortunas pelo tratamento. Em junho de 2020 foi divulgado o caso de um paciente que recebeu uma conta de U$ 1,1 milhão pelos 62 dias que ficou internado.

Parar um pouco para observar a história do SUS deixa nossos corações cheios de esperança e nos dá ainda mais força para continuar a busca incessante por melhorias para que o princípio mais básico e essencial seja cumprido: saúde de qualidade para todos!

REGINA CIOFFI (PP)

Gestora em saúde pública, médica, vereadora