Portal de Notícias e Web Rádio – CNPJ 44.219.101/0001-23

* A direção do partido Novo não perdoa deslizes de conduta entre seus deputados e deve excluir, na próxima quarta-feira dos seus quadros o deputado estadual Bartô, pelo episódio que levou a polícia a prender o morador de um prédio, apontado como tendo atirado ovos em manifestantes pró-Bolsonaro. O diretório nacional do partido Novo decidiu suspender a filiação do parlamentar, até que sua conduta seja analisada pelo Conselho de Ética Partidária

* Uma boa pergunta para os repórteres incluir na pauta da próxima entrevista com o secretário de saúde, Carlos Mosconi, seria saber dele, que foi um dos criadores do Sistema Único de Saúde (SUS), o que acha da estratégia que vem sendo desenvolvida para a privatização do SUS.

* Desde o último dia 30, está em consulta pública a Política Nacional de Saúde Suplementar para o enfrentamento da pandemia da covid-19. Com o argumento de integrar ao SUS as ações da saúde privada o Ministério da Saúde pretende alavancar o mercado de planos e seguros de saúde. Há tempos o setor reivindica ações governamentais para ampliar o seu mercado. De acordo com especialistas no tema, a proposta é mais uma tentativa de mudar as regras do jogo, reduzindo direitos assegurados e impondo prejuízos adicionais ao SUS e também à fatia da população cliente desses planos particulares.

* Legislações estadual e federal determinam que fabricantes e importadores tenham postos de recolhimentos para descarte de lâmpadas usadas. Como em Poços de Caldas não existe, está sendo firmada uma parceria entre o DME e a Secretaria de Serviços Públicos para a criação de pontos de postos de descartes que vão funcionar na rua São José, 457, no Jardim Country Club; na avenida Reinaldo de Figueiredo Bastos, 31, Parque Primavera e na rua Pedro Paulo Rodrigues Lemos, s/nº, no Conjunto Habitacional.

* A prefeitura vai promover concorrência pública, cujo objeto é a empreitada por preço global, para contratação de agência de publicidade e propaganda para o município. O edital já está à disposição dos interessados através do endereço eletrônico www.pocosdecaldas.mg.gov.br. Os envelopes com as propostas poderão ser protocolados no Departamento de Suprimentos, à rua Pernambuco, 265, das 12h às 14 horas, do dia 23 de junho. A abertura se dará no mesmo dia, às 14h30.

 

Dos leitores

O advogado João Luiz de Azevedo, faz uma observação sobre a nota publicada no blog deste final de semana onde consta notícia de que estudos da UNIFAL apontam uma queda de 57% no número de óbitos em nossa cidade.

Segundo João Azevedo “Verificando os dados constantes do Boletim Epidemiológico divulgados pela Prefeitura Municipal fazemos constatação diversa. Acho muito preocupante tal noticia, porque, com todo o respeito, poderá se prestar para, já nos próximos dias, auxiliar em uma maior flexibilização em todas as áreas.

Em três (03) de maio deste ano, no sítio eletrônico “POCOS.COM” encontramos reportagem que vai em sentido diametralmente oposto. A reportagem informa que “O número de mortes causados pela doença no mês passado superou o total registrado ao longo do ano de 2020, Foram 89 mortes em abril contra 83 mortes ao longo do ano passado”

Agora, verificando os boletins epidemiológicos que constam da página da Prefeitura no INSTAGRAM, constatamos o seguinte, com relação ao número de óbitos:

Em 01 de abril de 2021 = 170 óbitos

Em 05 de maio de 2021 + 270 óbitos

Isso significa 100 óbitos no período, o que equivale a um aumento de 59% em apenas 30 dias