* Enquanto isso, Alberto Silva (Beto), o youtuber de 2 milhões de seguidores que mantém linha direta com Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, continua trabalhando tanto no seu canal Giro de Notícias, como na página do Pensa Poços, estando satisfeito com o sucesso da manifestação de sábado em apoio ao presidente Bolsonaro. Participou da manifestação na Av. Paulista, em companhia do amigo Maurício.

* O deputado estadual Mauro Tramonte votou favorável ao projeto de auxílio de R$ 600 para as famílias que vivem em extrema pobreza, as mais necessitadas, no estado de Minas Gerais. Votou favorável, ainda ao projeto Recomeça Minas que busca promover o retorno de geração de empregos e colocar Minas Gerais de volta ao crescimento econômico e de qualidade de vida dos mineiros.

* Do Globo. Até a família real da Jordânia usa a vacina Sputnik V. No brasil, a Anvisa proibiu sua importação por estados e municípios alegando ausência de documentos e garantias dos fabricantes que atestam sua segurança. Enquanto isso, faltam vacinas e o número de mortes diárias no Brasil continua na casa do milhar. Se a Anvisa estiver certa, estarão errados 62 países que aprovaram e estão aplicando em suas populações a vacina russa.

* Após a promulgação do Marco Legal do Saneamento, em 2020, cerca de 600 lixões do país deixaram de receber resíduos, segundo levantamento da Associação Brasileira de Tratamento de Resíduos Sólidos e Efluentes. Por aqui as quase cem toneladas/dia coletadas na área urbana continua sendo despejada no lixão às margens da Rodovia Poços/Andradas, também chamado de aterro controlado enquanto o transporte do lixo para o aterro de Casa Branca continua sendo preparado a passos de tartaruga.

* A segunda dose da vacina Coronavac continua faltando em 18 estados por causa do Ministério da Saúde que autorizou a aplicação das vacinas todas na primeira dose, garantindo que elas não faltariam para a imunização completa. Em Poços, felizmente, a secretaria de saúde não acreditou na promessa feita e reservou as vacinas para a segunda dose que continuam a ser aplicadas, normalmente. Ufa!!!

* A poluição das águas da Represa Bortolan está provocando discussões envolvendo a distribuidora de energia DME e o DMAE. Um laudo encomendado pela distribuidora aponta efluente do DMAE com origem na estação de tratamento de esgoto da zona sul como a principal causadora do problema, já um segundo laudo, encomendado pela autarquia responsável por água e esgoto no município diz que a poluição é causada por resíduos industriais. Para saber quem está com a razão o prefeito nomeou uma comissão que tem o comando do Departamento Municipal de Meio Ambiente.

* Em razão do Dia das Mães, comemorado no próximo domingo, o Comitê Municipal Covid-19 flexibilizou o funcionamento do comércio para esta semana no horário de 9h às 20 horas. Ainda pelas novas medidas, restaurantes, sorveterias, lanchonetes, hamburguerias, pizzarias, padarias, supermercados, mercados, hortifrutigranjeiros, peixarias, açougues, lojas de conveniência, academias, esportes coletivos, comércio de alimentos para animais, e comércio de água mineral, podem funcionar todos os dias das 5h às 23 horas.

* O diário oficial do município publica na edição desta segunda-feira, a lei que permite ao executivo, excepcionalmente para o exercício de 2021, autorizado a conceder o desconto de 4,77% a ser aplicado ao valor do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN, devido pelos contribuintes enquadrados na forma de recolhimento fixo/anual. No exercício de 2021, o pagamento do ISSQN poderá ser realizado em quatro parcelas bimestrais, a iniciar em junho de 2021.