Portal de Notícias e Web Rádio 

* Na sessão de ontem o vereador Douglas Dofu(DEM), apresentou um interessante requerimento solicitando do executivo informações a respeito do lançamento de esgoto coletado na área urbana, no rio que desagua na Represa de Caconde. O requerimento tem como embasamento uma Ação Civil Pública ajuizada pela Associação Comercial de Caconde denunciando o lançamento de esgoto com origem em Poços de Caldas.

* Pela lógica, a entrada em funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE-1), no Córrego D’antas deveria estar tratando 100% do esgoto coletado em toda área urbana e que antes era lançado in naturano Rio Lambari. Caso isso não esteja acontecendo cabe ao DMAE dar maiores explicações, assim como a própria prefeitura investigar em que ponto estaria ocorrendo o lançamento do esgoto que continua poluindo a represa.

* Também dentre os requerimentos que constaram da pauta da reunião ordinária de ontem estavam três requerimentos solicitando informações a respeito das multas de trânsito. Os vereadores Marcelo Heitor (PSC) e Ricardo Sabino (PSDB), querem saber do executivo a quantidade de multas aplicadas pelos agentes de trânsito sem a o registro fotográfico que comprove a infração.

* Já o vereador Roberto dos Santos (Republicanos) está interessado em informações por parte do executivo sobre o montante arrecadado com as multas durante o ano de 2020 e onde foram aplicados esses recursos. De acordo com o artigo 320 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o dinheiro arrecadado com a cobrança de multas de trânsito deve ser aplicado, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

* Como forma de intensificar as ações de combate à pandemia em Minas Gerais, o governador Romeu Zema anunciou, nessa segunda-feira o aumento do repasse às prefeituras, por parte do Estado, para financiamento de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O valor passará a ser de R$ 46 milhões mensais, maior que a média mensal de repasse dos últimos meses, que foi de R$ 21 milhões.

* A mais recente sondagem nacional da Paraná Pesquisas mostra o quanto o Brasil – tão evangélico e católico – está rachado sobre o “fique em casa” ou “vá ao culto & missa”. Foram ouvidas 2.176 pessoas em 204 cidades de todos os Estados e DF: 55,1% concordam que igrejas e templos devem ficar fechados na pandemia, contra 41,4% que discordam.

* Duas ausências foram justificadas pelo presidente da Câmara, Marcelo Heitor, na sessão ordinária de ontem, a dos vereadores Kleber Gonçalves da Silva, por motivos de saúde, e Claudiney Marques, por orientação médica. O presidente não deu maiores detalhes, só se manifestou pelo restabelecimento dos mesmos.

* Foi deferido pelo presidente Marcelo Heitor a solicitação da Secretaria Municipal de Governo de retirada de tramitação do processado legislativo que versa sobre o projeto de lei que institui o programa ‘Poços Juro Zero’ e da outras providenciais, apresentado no Legislativo por meio de mensagem.

* Também no diário oficial desta quarta-feira, está publicado uma retificação da Portaria que dispõe sobre a designação do ex-vereador Carlos Roberto de Oliveira Costa para o cargo de Diretor da Autarquia Municipal de Ensino.