Portal de Notícias e Web Rádio 

A Secretaria Municipal de Saúde está ampliando a inserção de DIU – Dispositivo Intrauterino em Poços. A Atenção Básica junto ao Programa Saúde da Mulher no Hospital da Zona Leste e a Policlínica Central, estão realizando várias ações para melhorar a oferta do método contraceptivo.

O município tem realizado por mês, cerca 150 inserções dos Dispositivos intrauterinos. Capacitações também estão sendo realizadas para médicos e enfermeiros da Atenção Básica, além da contratação de uma médica ginecologista, com o principal intuito de atender a demanda da população.

A capacitação dos profissionais é realizada pela Coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Lucimara Siqueira Costa Papi e pela Ginecologista, Angela Borges de Carvalho Campos.

A intenção é oferecer a inserção do DIU em diversas regiões da cidade. O Secretário Municipal de Saúde, Carlos Mosconi, destaca a importância da ação. “O programa de planejamento familiar é uma das boas leis existentes no Brasil e no nosso sistema se saúde. É uma lei que atende a demanda de milhares de famílias. A secretaria de saúde tem a preocupação de dar sequência à esse atendimento, que descentralizado e com a participação dos inúmeros profissionais de saúde capacitados para esse fim fornecem esse serviço a população.”

O DIU é considerado o método contraceptivo mais eficaz pela Organização Mundial de Saúde. Os critérios para utilização, são: ter iniciado a vida sexual e manifestar o desejo de colocação do DIU. O índice de falha do Dispositivo é de 1 para cada 168 mulheres em um ano. O DIU de cobre tem validade de até 10 anos.