Portal de Notícias e Web Rádio 

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (20), na Prefeitura de Poços de Caldas, a cerimônia de lançamento do 15º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas, iniciativa que tem o objetivo de valorizar os cafeicultores e incentivar a produção de cafés especiais no município. As inscrições seguem até o dia 26 de agosto.

O evento aconteceu no gabinete do vice-prefeito Júlio César de Freitas e contou com a presença de representantes das entidades realizadoras e apoiadoras do certame.

“Estamos em uma região que produz excelentes produtos, como vinho, cerveja, azeite e, principalmente, café. Por isso, precisamos reconhecer o trabalho realizado pelos cafeicultores, buscar a união do setor e trazer os olhos do mundo para a nossa cidade”, disse o vice-prefeito, desejando sucesso aos participantes.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Thiago Mariano, também lembrou da importância da integração e destacou o trabalho realizado pela Prefeitura nos últimos anos afim de aumentar a qualidade do café. “Temos o desafio de conquistar uma pontuação de 90 pontos. Sabemos que não é fácil, mas não é impossível”.

O concurso é aberto à participação de todos os cafeicultores do município que tenham lotes de café Arábica produzidos em 2022 e que se enquadrarem em uma das categorias: Café Natural, Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado, Café Orgânico e Café Fermentado.

“Em todas as edições fazemos ajustes para aperfeiçoar o concurso. A novidade deste ano é a inclusão da categoria cafés fermentados, que passam por um processo controlado de fermentação que garante sabores e aromas diferenciados”, disse Venâncio Martins, da Emater.

Já o presidente da Agripoços, Luiz Zanetti, que participou de todas as edições do concurso, falou sobre a importância da iniciativa. “Como agricultor eu fico muito feliz com esse movimento que é benéfico para a agricultura e para os nossos produtos serem cada vez mais reconhecidos.”

Marco Sanches, presidente da Associação dos Cafés da Região Vulcânica e representante da Café Poços, reforçou que a prova tem “revelado o potencial dos produtores e que a Região Vulcânica também colabora para a projeção dos cafés, aumentando a divulgação de Poços e cidades vizinhas”.

Para Ivan Figueiredo, do Sebrae, a competição é saudável e “estimula os cafeicultores a produzirem mais e melhor”, sobretudo com o certificado de origem, uma tendência cada vez mais buscada pelo mercado.

As inscrições para o concurso acontecem no escritório local da Emater-MG (rua Pernambuco, 299 – Centro) e o regulamento completo estará disponível na Emater, e na Sedet.

O Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas é realizado pela Prefeitura Municipal, Café Poços, Instituto Federal do Sul de Minas (Campus Machado) e Emater-MG, com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Poços de Caldas, Cafés da Região Vulcânica, Sebrae e Confraria do Café.