Portal de Notícias e Web Rádio – CNPJ 44.219.101/0001-23

* Está difícil entender a lógica na distribuição e entrega de vacinas contra o Covid-19 por parte do Governo do Estado. Ontem a Regional de Saúde de Pouso Alegre informou que Poços teria direito apenas a 140 doses da vacina. Depois de muita discussão, a Regional concordou em enviar para Poços. 8.680 doses.

* Segundo informação da prefeitura, essas vacinas serão aplicadas como segunda dose naqueles que já foram vacinados pela primeira vez. Já no portal do Governo do Estado, a informação e que 1,2% dessas vacinas serão usadas também para aplicação da primeira dose em idosos na faixa etária entre 65 e 69 anos; como segunda dose em 7% dos trabalhadores da Saúde, 87% da população entre 75 e 79 anos, e 80,4% da população entre 70 e 74 anos. Já os imunizantes da AstraZeneca serão aplicados como segunda dose para 10,2% aos trabalhadores da Saúde.

* A Câmara deve apreciar nesta terça-feira, projeto de lei que impõe multa para pessoas flagradas sem máscaras para proteção do Covid-19. O projeto está gerando polêmica e muitas críticas ao vereador Tiago Braz (rede), autor da proposta que é assinada por outros colegas de legislativo, entre eles, Flávio Togni de Lima e Silva (PSD), líder do prefeito.

* A medida conta com apoio do prefeito Sérgio que até solicitou a tramitação em regime de urgência. Como a proposta partiu do legislativo, neste caso o desgaste será dos vereadores e não do executivo que se quisesse, poderia encaminhar o projeto para a Câmara ou até mesmo impor a medida por decreto com aval do comitê que gerencia a pandemia.

* Amélia Queiroz, secretária executiva da Agência para o Desenvolvimento da região leste paulista e sul de Minas esteve reunida com o pessoal da Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho (Sedet) e saiu satisfeita com a atenção com que foi recebida pelo secretário Tiago Mariano e sua equipe. Como o objetivo das duas partes é trabalhar para atrair investimentos para a cidade, a reunião serviu principalmente para firmar a parceria em benefício da cidade.

* Quem der algumas voltas pela zona oeste, em especial pelos lados do Jardim Country Club, com certeza ficará surpreso com o elevado número de prédios de apartamentos em construção, principalmente um conjunto de prédios com centenas de apartamentos que está sendo construído próximo ao asilo Elvira Dias, na rua Timbiras. Resta saber se haverá água para servir os milhares de futuros residentes nesses prédios e se a rede de esgoto vai suportar o aumento da carga. Sem falar na acessibilidade que se hoje já é complicada, deve piorar ainda mais quando esses apartamentos em construção estiverem ocupados por moradores.

* A falta de fraldas geriátricas para distribuição aos atendidos pelo SUS levou o vereador Kleber da Silva a apresentar um pedido de informações ao Executivo. Segundo ele, o número de fraldas distribuídas é insuficiente para atender a demanda dos necessitados. Ele aproveitou para pedir ao líder do prefeito, Flávio Togni de Lima e Silva, para levar ao Executivo esta reivindicação, no sentido de ajudar estas pessoas.

* Menos mal. Para reduzir o aspecto de abandono na casa de máquinas do teleférico, que está paralisado há mais de um ano, a administração municipal providenciou a reforma em toda a proteção que cobre o equipamento e uma nova pintura, que melhorou muito a aparência do local, além de proteger os equipamentos até que seja definida a privatização de uma das principais atrações turísticas da cidade.

* A vereadora Regina Cioffi está coberta de razão quando afirma que o projeto que estabelece multa para quem for flagrado sem máscara contra o Covid-19 é uma proposta inexequível. Além da falta de fiscais para o serviço, se aprovado o projeto vai provocar atritos pessoais entre os encarregados da fiscalização e no caso o infrator. Ao invés de multa os vereadores deveriam sugerir ao executivo uma campanha com abordagem pessoal daqueles que não estiverem fazendo uso da máscara, no sentido de conscientizá-los do perigo a que estão se expondo, assim como outras pessoas da sua convivência.